Relato do encontro "Harmonia em Aikido" por Camilo Carneiro e Angela Sousa

21-01-2010 18:51

Encontro de Aikido com Rogério Silva Sensei

 
 
APARN revela grandeza de espírito Aiki em mais um encontro de Aikido, que decorreu no passado dia 9 de Janeiro, no Dojo do Mega Ginásio Miracorgo em Vila Real, orientado por Rogério Silva Sensei. Num cenário vertiginoso, rodeado por uma natureza belíssima. Nem sempre é fácil explicar ou descrever o que é o Aikido, principalmente a quem nos visita pela primeira vez. O Aikido vai-se descobrindo e construindo individualmente ao longo da sua prática. Por vezes para uma satisfação instantânea da curiosidade, alguns dos praticantes, descrevem o Aikido, como a Arte Marcial imortalizada em hollywood pelo actor Steven Seagal. Desta forma é possível criar uma imagem mental de uma possível descrição de Aikido. O facto é que o Aikido é muito mais do que isso, não raros são os testemunhos de praticantes com mais de 30 anos de treino, dizerem que o Aikido é grandioso.
 
Já o fundador “O-Sensei - Morihei Ueshiba - 1883 – 1969” dizia que eram necessárias pelo menos duas vidas para aprender Aikido, desta forma existe muito mais para aprender do que para ensinar. Por outro lado, o seu praticante nunca fica sem tema, dando-lhe desta forma uma abertura de horizontes na sua prática.
O Aikido não é uma arte marcial fácil e imediata. Esta arte só funciona com um grande domínio das suas técnicas, o que requer tempo, prática e, sobretudo, muita paciência. Por estas razões, o Aikido é uma arte marcial de selecção natural, ou seja, apenas os espíritos persistentes, determinados, mas humildes, abertos e flexíveis resistirão à sua prática prolongada. Quem espera resultados a curto prazo certamente verá logradas as suas expectativas. Contudo, o que se obtém a longo prazo, é muito mais satisfatório do que qualquer prazer momentâneo. É o ser curioso, que procura algo mais, que encontrará no Aikido a realização pessoal que poucas coisas nos podem proporcionar. Isto porque o Aikido é, para além da sua vertente desportiva, uma filosofia de vida, um código de conduta que nos serve de guia nos momentos de dúvida, busca espiritual e no caminho para o crescimento interior.
O ser humano é imperfeito, e uma forma de moldar e aperfeiçoar o seu espírito é trabalhando o seu corpo. É assim que a prática de Aikido nos complementa, ela é o elo que liga o nosso corpo ao nosso espírito num só ser, um ser que procura tornar-se melhor todos os dias: tornar-se melhor em relação a si próprio, mas também no seu relacionamento com os outros, pois é quando estamos de bem connosco próprios que nos relacionamos melhor com os outros.
Desta forma, é a tolerância que torna o Aikido diferente, que torna diferentes os seus praticantes que se aceitam na sua imperfeição mas que, no entanto, se empenham em progredir e não se contentam apenas com ser. E isto é o que faz a humanidade avançar, este é o processo de selecção natural com base no Aikido. Esta é a esfericidade de um percurso que caracteriza a tentativa de perfeição, isto é caminhar de forma harmónica, é estar dentro dos ciclos naturais do universo.
Foi com espírito aiki e perante uma paisagem natural inspiradora que se iniciou aquele que foi encontro de Aikido sobre o tema “Harmonia em Aikido”, onde Rogério Silva Sensei apresentou um curso dinâmico, com palavras inspiradoras e uma subtileza humorística que o caracteriza e cativa a sua audiência. Ficou uma frase no ouvido, que deixou os presentes a reflectir, “... até depois de um terramoto, pode haver harmonia...”.
As técnicas praticadas, com particular destaque ao Irimi  e Tenkan,  exploraram a necessidade de controlar as energias envolvidas num confronto, não só para benefício do tori, que assim não sofre um desgaste físico tão grande, como para evitar danos desnecessários no uke.
 
 
Saudações Aiki,
Camilo Carneiro, Angela Sousa.
 
Voltar

Procurar no site

© APARN, 2010 Todos os direitos reservados.